Publicado por: arthgar | janeiro 26, 2010

Seres humanos são “apenas” animais?

Uma curiosa diferença entre Homens e animais é o pensamento.

Embora animais pensem, eles aparentemente se dedicam à experiência, enquanto o Homem transcende isso.

O Homem se interessa por coisas que não estão relacionadas com a vida prática ou com simular a situações e praticar os instintos.

Trocamos experiências com outros de nossa espécie, por isso podemos definir o como somos, mas não podemos interrogar uma barata para saber como ela se vê.

Se você fizer malabarismo para o seu cachorro verá que ele reage bem diferente de um espectador humano, o malabarismo apenas será interessante para o cachorro se o malabarismo for com pedaços de carne, ou se ele puder avançar sobre os elementos do malabarismo.

Enquanto isso constatamos que os Homens se agradam de empenhar seu raciocínio em tudo aquilo que o animal empenha e algo mais, ao colocar peças quadradas em buracos quadrados e redondas em buracos redondos.

O Homem se agrada de fazer palavras cruzadas. De ir ao museu e pensar sobre o passado e o futuro, que nada tem a ver com a sua vida. De apreciar as cores da natureza (as cores têm para os animais, funções práticas, apenas).

Estas são apenas uma pequena parte da diferença entre Homens e animais.

Estas diferenças citadas são mais do que apenas sinal de inteligência. São sinal de uma formatação única do pensamento, uma formatação em semelhança à natureza do pensamento de Deus. Nós não somos Deus, mas arregamos em nós o símbolo Dele no Universo.

Anúncios

Responses

  1. O ser humano é incapaz de comunicar-se com os autistas enquanto os golfinhos são capazes dessa proeza. O ser humano é incapaz de solucionar problemas fundamentais como evitar sua auto-destruição e a destruição do meio onde vive. Acho altamente duvidosa a afirmação de que o homem seja mais inteligente do que os animais. Sua inteligência é apenas diferente dos seus primos, devido as diferentes oportunidades que a evolução proporcionou às espécies.

  2. Se me permite, Saulo, especulo que não esperava que eu concordasse com algumas afirmações. Mas suas últimas afirmações são resultados influenciados por adoção de idéias como fatos (crença).

    Não disse em nenhum momento que o Homem era mais inteligente, concordo com você, não existe suficiencia para isso, embora sejam diferentes. Os animais tem capacidades impressionantes. concordo.

    Afirmar que o Homem e os animais são primos não é certo para mim.
    Achar que tudo é fruto da evolução também é crença, não é fato. podemos explorar isto se quiser. um abraço.

  3. leia “O Problema do Sofrimento” – C.S. Lewis e verá um ponto de vista um pouco mais fundamentado para sua questão.

    • Assim que me findamentar mais publico um post deste 2.0

      obrigado pela sujestão e participação!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: